Educação Especial
CURSO DE LIBRAS
MÓDULO IV
PROFESSOR:JOÃO NETO
TECNOLOGIAS PARA SURDOS
MARILENE MOTA PINTO VIEIRA
FORTALEZA
MARÇO DE 2012
TECNOLOGIAS PARA SURDOS
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que tem o objetivo de promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.São várias as opções em Tecnologia Assistiva (T.A.) para os surdos, e a mais antiga delas talvez sejam os aparelhos de amplificação sonora, hoje comumente representados pelos implantes cocleares, e usado até por crianças nascidas com surdez profunda. Porém, a maioria dos recursos de T.A. não fornece solução para o obstáculo mais notável da surdez: a aquisição da língua oral; não a fala, mas a aquisição contextual.
Talvez o mais antigo produto de T.A. para os surdos, pensando-se sob o ponto de vista médico, sejam os aparelhos de amplificação sonora. Chifres de animais, folhas de plantas, objetos de bronze e outros apetrechos com o formato de corneta foram utilizados desde a pré-história até meados do século XIX com o objetivo de ajudar na amplificação sonora e minimizar as perdas auditivas. A partir dos anos de 1800 o desenvolvimento científico-tecnológico permitiu a utilização de recursos mais sofisticados como a transmissão de impulsos eletromagnéticos e outros recursos, dando origem ao que hoje conhecemos como “próteses auditivas”.
No século XX surgiram os aparelhos com transistores e atualmente a tecnologia digital trouxe para os usuários desses produtos a garantia de resultados mais satisfatórios em termos de amplificação sonora.
Nessa linha de busca de retificação, ou correção, da perda auditiva, desde os