fissura labial
A fissura lábio palatina é uma malformação congênita, decorrente da falta de fusão do palato durante o período intra-uterino, sendo incluída entre as anomalias mais comuns. Verificou se a influencia etiológica, malformações congênitas e tratamento odontológico das implicações bucais. E fatores de acompanhamento e condições de orientação familiar .Os problemas odontológicos da criança portadora desse defeito congênito exigem intervenção precoce e acompanhamento continuo, afim de diminuir suas consequências. A abordagem multidisciplinar de tópicos que visa esclarecimento no assunto e orientações para os cuidados básicos que devem ser aplicados nesse aspecto.
Palavra chave : fenda labial, fenda palatina, saúde bucal.
Introdução.
Dentre as malformações presentes ao nascimento, as fissuras congênitas de lábio e ou palato ocupam lugar de destaque, sendo a deformidade crânio-facial mais comuns. É uma importante categoria dentre as anormalidades congênitas que a criança pode apresentar, afetam funções que interferem no desenvolvimento psicológico, fisiológico e na interação social.(Salles et all 2008.).
A causa primaria das malformações faciais constitui, ate hoje, um desafio para a ciência influências multifatorial pode ocorrer nessas anomalias, atribuídas a herança genética, ao meio ambiente e fatores conhecidos ou ainda não definidos tendo, portanto, fatores predisponentes que podem ser genéticos, ambientais ou associados.(Velasco Sofia et al 2013).
A fissura lábio-palatina é uma patologia que se caracteriza por uma falha tecidual ao nível do lábio-palato superior, podendo acometer a arcada alveolar; o palato duro e o palato mole. Pode ocorrer em apenas um lado do lábio- palatina, geralmente o esquerdo, ou em sua forma mais grave os dois lados. A fissura pode, ainda acometer somente o palato; ou somente lábio. A características signitificaticas na fala do paciente o que é um estigma do portador dessa anomalia (Nunes et al. 2012)
Para que