educação especial
Essas crianças ensinam que a alegria de viver, a força, determinação, a vontade de aprender e capacidade de se adaptar são de grande importância em suas vida, mas também são de grande valia nas vidas das pessoas ditas normais, são sentimentos muito pouco observada pelos “ normais”. Cada obstáculo vencido na busca da realização de um objetivo é demonstrado através de explosões de alegria e felicidade, retratado no texto “Os alunos da sala 11”.
As crianças da sala 11 eram rejeitadas pelos professores e ate mesmo pelos alunos da escola, por serem ditas como alunos problema. Porém elas mostraram a todos que são capazes e que não são alunos problema, e sim alunos que precisavam de um olhar mais apurado para desenvolver um trabalho que atenda as necessidades deles. A professora aprendeu a trabalhar juntamente com o professor, e juntos buscavam soluções para atender os problemas trazidos pelos alunos, sendo eles familiares e educacionais.
O planejamento pedagógico tem que atender as necessidades individuais de cada aluno, mas também valorizar as atividades em grupo. Pois só assim os alunos poderão ser incluídos na rotina escolar e nas atividades cotidianas da escola, eles são únicos por isso tem que ser tratados individualmente no âmbito pedagógico.
Essas crianças podem nos ensinar lições valiosas como respeito, dignidade, força, determinação, perseverança, compreensão, compaixão, gratidão e, principalmente, amor. Infelizmente uma grande parte da sociedade prefere evitar um convívio mais próximo com pessoas portadoras de necessidades especiais. Na verdade, a falta de um contato mais direto, seja por medo do desconhecido, desinteresse ou indiferença, impede o aumento dos ganhos recíprocos e da mútua aprendizagem