Educação especial
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
JOSÉ RICARDO TAVARES
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Maria Zuleide F. Souza
Samuel Duarte
Maria Raimunda C. Pereira
Marielma A. Rodrigues
Silene Barbosa da Silva
Eunicéia Rodrigues
Maick dos S. Barbosa
Valéria Félix da Silva
Novo Repartimento – PA
Maio 2011
FATEP: FACULDADE TEOLÓGICA DO ESTADO DO PARÁ
CURSO: PEDAGOGIA
TURMA: “A”
Trabalho apresentado à disciplina:
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, apresentado
Pelo professor: José Ricardo Tavares
Como Requisito de avaliação
Novo Repartimento – PA
Maio 2011
INTRODUÇÃO
A realização da educação especial visa adquirir experiência e o desenvolvimento em atender alunos com necessidades educacionais, visando o procedimento do professor em relação ao aluno para tentarmos buscar experiências, novos conhecimentos, e nos prepararmos para enfrentar dificuldades que certamente surgirão e como superá-las.
Face ao exposto, faz-se necessário a realização do trabalho de profissionais como o pedagogo, com experiência em orientação e educação escolar, intérpretes de sinais (libras) e professor-intérprete em Braille, visando uma educação mais crítica, dinâmica e inclusiva.
A educação inclusiva é hoje um dos desejos de uma sociedade que ainda estigmatiza e discrimina seus especiais. O maior desafio é transformar a mentalidade preconceituosa instalada desencadeando um movimento coletivo ao longo dos anos, através da ação de profissionais da educação, mudar e reverter esse quadro.
Para incluir, destacamos que a inclusão das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais é benéfica.
No entanto, a inclusão escolar não é um procedimento rápido, automático, e sim um processo gradativo, além de ser responsabilidade de toda sociedade, que deve sentir-se comprometida, viabilizando assim, a plena integração do indivíduo.
EDUCAÇÃO