educação especial "SURDOS"
Introduçao Em um tempo no qual se discute sobre o lugar do significado das palavras, o objetivo deste trabalho é apresentar reflexões sobre o ensino de surdo na modalidade bilíngue e a sua relação com a linguagem matemática. O conceito aplicado aqui é a relação linguística na formação do pensamento envolvendo Libras e linguagem matemática.
Inclusão Social A inclusão dos surdos na escola é um fato que envolve as pessoas que apresentam esta necessidade educativa especial, a comunidade escolar e a família. O objetivo da inclusão é fortalecer o papel da educação escolar e preparar o educando para a sociedade das diferenças, a inclusão social, aponta para o respeito e a adaptação às pessoas com necessidades educacionais especiais e destas à sociedade em que vivem. 1. Necessidade de Libras O que vem a ser LIBRAS? Trata-se da Língua Brasileira de Sinais uma das formas pelas quais a pessoa surda, por ter perda auditiva, pode manifestar sua cultura, compreender e interagir com o mundo e expressar suas experiências visuais. É importante salientar que para que haja contexto bilíngue o professor precisa ter domínio das duas línguas, conhecer suas peculiaridades e similaridades. Pois, o ideal segundo o ponto de vista do surdo, é que ele seja ensinado na sua língua, tal qual o ouvinte (termo usado para pessoas com boa audição) é ensinado.
2. Dificuldade de ensinar Matemática para D.A Particularmente, observam-se dificuldades na utilização de LIBRAS no ensino de Matemática, não somente porque o professor de Matemática em geral não tem conhecimento da língua de sinais, mas também em virtude da pouca formação matemática dos professores intérpretes que muitas vezes não têm conhecimento dos conteúdos que deverão traduzir para os alunos surdos, podendo assim prejudicar a aprendizagem, caso tenham alguma dúvida de qual sinal a ser utilizado para uma determinada informação de caráter