Resenha Faroeste Caboclo
A Banda teve seu inicio no ano de 1982 com Renato Russo, que vinha da Banda Aborto Elétrico, Marcelo Bonfá que vinha da Banda Dado e o Reino Encantado e em 1983 entrou na Banda Dado Villa-Lobos também integrante da Banda Dado e o Reino Encantado.
De todos os sucessos da banda que tocam ate hoje e que faz com que muitos jovens passem a admirar o trabalho da Legião Urbana e principalmente de Renato Russo, o maior de todos segundo muitos fãs é a musica Faroeste Caboclo (9’30”), que juntamente com Clarisse (10’32”) e Metal Contra as Nuvens (11’22”) é uma das maiores musicas da banda, contendo 163 versos sem nenhuma repetição.
A musica foi composta por Renato Russo no ano de 1979, quando ele passava por uma fase em sua carreira que ele mesmo intitulava de “Trovador Solitário”. Mas devido a censura da época só pode ser lançada oficialmente na integra em 1987 no álbum Que Pais É Este.
Neste período pós ditadura militar, os músicos brasileiros puderam levar em fim suas letras a publico sem ter medo de serem presos, como já havia acontecido com a Legião Urbana em meados de 1984, após uma apresentação.
Faroeste Caboclo conta a história de João de Santo Cristo, nascido em Salvador na Bahia, um rapaz negro, pobre, e que teve seu pai assassinado, sempre decidido, principalmente em se vingar de todos que em sua infância fizeram mal a ele e sua família.
João era muito inteligente porem usava sua inteligência sempre para o mal, com 15 anos foi preso e levado para um reformatório, lugar perfeito para ele desenvolver ainda mais seu ódio diante do que ele via e sentia, principalmente por ser negro em um pais que infelizmente sempre foi racista.
Quando João saiu do reformatório já aos dezoito anos de idade, com todo seu ódio e