Economia
2. Ilustra graficamente a escassez dos fatores de produção e cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.
3. O formato da CPP dá-se ao momento em que a produção de um determinado produto (x), torna-se inviável pela escassez de recursos e passa-se a produzir outro produto (y), com prioridade determinada pela sociedade. A cada aumento da produção de (y), vai decrescendo a produção de (x) constantemente, levando em consideração os recursos disponíveis e seu melhor aproveitamento.
4. O sistema basicamente é uma via de mão dupla que funciona da seguinte forma:
As famílias fornecem fatores de produção às empresas, para que elas possam produzir bens e serviços, que serão fornecidos posteriormente as famílias. (Fluxo real da economia).
As empresas pagam pelos fatores de produção para as famílias, que empregam esses valores para pagar pelos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. (Fluxo monetário).
A combinação de ambos os fluxos, criam o fluxo circular de renda. As empresas recebem os fatores de produção das famílias e remuneram as famílias por eles. As famílias recebem os bens e serviços das empresas e pagam por eles.
5. Bens de capital: Ou bens de produção, são os equipamentos e instalações necessários para a produção de outros bens ou serviços. Ex: Máquinas, equipamentos e ferramentas de uma empresa.
Bens de Consumo: São aqueles que são utilizados pelos indivíduos ou famílias, e são classificados em três tipos:
Duráveis, que podem ser utilizados por um longo tempo (fogões, automóveis, etc...). Não Duráveis, que precisam ser utilizados rápida ou imediatamente (Alimentos, produtos de limpeza, etc...).
Semiduráveis, que se desgastam com o tempo (Roupas, calçados, etc...).
Bens intermediários: São os manufaturados ou insumos que