Educação especial: deficiente mental, audiovisual e auditiva
LEONICE MONTEIRO DIAS ROCHA
EDUCAÇÃO ESPECIAL: Deficiente Mental, Audiovisual e Auditiva
VITÓRIA
2007
LEONICE MONTEIRO DIAS ROCHA
EDUCAÇÃO ESPECIAL: Deficiência Mental, Audiovisual e Auditiva
Pesquisa apresentado no Curso de Educação Especial, na EDUCART-CURSO como requisito para aprovação.
VITÓRIA
2007
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO DO TEMA 03
2 JUSTIFICAÇÃO DO TEMA 06
3 OBJETIVOS 08
4 BASE TEÓRICA 09
5 FONTES E METODOLOGIA 12
6 CRONOGRAMA 13
7 REFERÊNCIAS 14
1 A EDUCAÇÃO ESPECIAL
A educação especial é o ramo da Educação, que ocupa-se do atendimento e da educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas, tais como escola para surdos, escola para cegos ou escolas para atender pessoas com deficência mental. A educação especial realiza-se fora do sistema regular de ensino. Nesta abordagem, as demais necessidades educativas especiais que não se classificam como deficiência não estão incluídas.
A educação especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto que outras se dedicam a vários. O ensino especial tem sido alvo de criticas, por não promover o convívio entre as crianças especiais e as demais crianças. Por outro lado, a escola direccionada para a educação especial conta com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva.
Educação especial denomina tanto uma área de conhecimento quanto um campo de atuação profissional. De um modo geral, a educação especial lida com aqueles fenômenos de ensino e aprendizagem que não têm sido ocupação do sistema de educação regular, porém tem entrada na pauta nas últimas duas décadas,