educação escolar no brasil
A origem da educação escolar no Brasil: a ação dos jesuítas como parte do movimento da Contrarreforma católica.
Ano 1000 na Europa, o cristianismo passou por profundas transformações.
A primeira ocorreu em 1054 com a ruptura entre Oriente e Ocidente
A divergência chegou a tal ponto que o patriarca de Constantinopla, Miguel Cerulário, foi excomungado pelo papa Leão IX. Como resultado, rompeu com Roma e criou a Igreja Ortodoxa.
Segundo Earle Cairns o período que se seguiu ao cisma até o início do século 14 pode ser considerado como o de maior influência do papado sobre o poder temporal.
Uma das consequências diretas desse extremo poder exercido pela Igreja nessa época foram as Cruzadas. As Cruzadas, no entanto, assentaram o poder do papado sobre a cristandade e tiveram forte influência política, social e econômica no mundo ocidental.
Outro desdobramento do poder totalitário da Igreja foi a criação da Santa Inquisição, um tribunal de padres nomeados diretamente pelo papa, que tinha o poder de acusar, julgar e executar quem bem quisesse.
No auge da perseguição, entre 1570 e 1630, estima-se que mais de 50 mil pessoas foram condenadas à morte em todo continente.
Estas foram as características da sociedade europeia na idade Média: Sistema feudal aristocrático (reinos e castelos), comércio local restringido (controlado pelo rei) e grande influência da Igreja católica entre os reis e nobres. Poucas pessoas eram letradas, mulheres menos ainda. Trabalhadores braçais e rurais, nobreza e clero com poder e riqueza.
Reforma contra reforma
Na metade do segundo milênio, a sociedade europeia encontrava-se em ebulição. Na Europa, o sistema feudal dava mostras de estar superado e os estados nacionais tinham surgido como unidades políticas autônomas. “A religião que fora a base da sociedade até então não dava mais conta da revolução que acontecia com o crescimento das cidades e a ascensão de uma classe média, que não se contentava com sua condição