Memória da educação escolar no brasil
Gabriela Bastos/341594
Terezinha de Jesus/344851
Thania Rosa/285219
Pedagogia /Historia da educação e da pedagogia.
Polo/Aparecida de Goiânia (UNIDERP ANHANGUERA).
Professora.MA.MARICIANE MORES NUNES
Somos seres históricos que assimilamos culturas e heranças de nossos antepassados, mas estamos sujeito a mudanças. A nossa cultura deve ser resgatada todos os dias, mas é na memória do passado, por meio de documentos que levantamos hipóteses sobre fontes investigadas.
Somos feito de tempo, pois é ele que dá o sentido a vida. Por que a história para ser reconstituída precisa passar pelo passado, relatando acontecimentos decorrentes da ação transformadora do ser humano.
As antigas concepções da história, segundo os povos tribais, não privilegiaram os acontecimentos da vida da humanidade e para eles o passado se remete aos “primórdios”. No entanto, no período grego, bem antes de Aristóteles, surgiu “Heródoto” que escreveu o livro “histórias”, apresentou no seu livro uma investigação sobre o tempo(que não apague o trabalho dos homens). Por isso foi chamado de ”pai da história”
No período do renascimento, foi eleita a razão como a principal forma pela qual o conhecimento seria alcançado O renascimento deu privilégio a duas disciplinas: matemática e as ciências da natureza . Surgindo assim o “humanismo”. Os humanistas eram homens letrados profissionais da burguesia e do clero.Neste mesmo período surge a democracia, que permanece ate os dias atuais.
Mas foi na história moderna e contemporânea, no século XVII, que surgiu a modernidade, mas foi no Iluminismo que ocorreu uma ruptura na tradição aristocrática e o feudalismo foi substituído pela Revolução Industrial. Podemos, então , pensar no aperfeiçoamento da humanidade, enfim no progresso e a reflexão pedagógica. Destacamos neste período a redefinição e reorganização da : família e da escola, tornando muito importando para o desenvolvimento da infância. Segundo Rousseau: “o homem nasce livre e