Os problemas na educação escolar no brasil
Não só no Brasil, mas também outros países vêm sofrendo com os problemas na educação de um modo geral. Esses problemas vem aparecendo desde a pré-escola ate o ensino superior.
Hoje em muitas cidades do nosso pais vemos muito ainda do elitismo, educação exclusiva para os mais ricos, onde os alunos que estudam em escolas particulares acabam tendo mais vantagens que os que estudam na rede publica ou estadual na hora de ingressarem nas faculdades federais e enquanto isso os demais acabam tendo que entrar nas particulares.
Falta consolidar a universalização do acesso de todos a uma boa educação, deve-se continuar implementando o novo currículo, discussões com os professores sobre a escola mais adequada para todos, mais programas de formação de diretores e outros gestores escolares para liderar o processo de reforma e um debate mais amplo na sociedade. Já foi melhorado bastante com a criação do ENEM, do ENCEJA, mas a melhoria não pode parar por ai.
A educação não faz parte da agenda estratégica dos governos, há muito tempo quando ficou claro que era necessária uma reforma no Estado para o desenvolvimento sustentável que a educação não foi incluída. Para eles a educação não fazia diferença no desenvolvimento do pais como um todo.
Falta ainda dar curso político e institucional asa questões relacionadas ao LDB, o FUNDEF e as políticas de oferta descentralizada, fortalecer os canais de participação da sociedade, superar a política educacional de oferta descentralizada por uma nova política que precisa ser formatada, aprofundar a educação da mídia para produzir fatos e eventos para sensibilizar os meios de comunicação e também criar tradição de competência e respeito no uso dos dados educacionais, tanto na mídia quanto na vida acadêmica.
Também há falta de gestão publica com mais eficiência e igualdade, porque a união, estado e o município não se entendem fazendo com que ocorra uma grande