Psicanálise
Estagio Básico I
Aprendendo a Observar
Aluno: Maciel Pereira dos Santos Trabalho entregue à disciplina de Estágio Básico I
Profº Marcos Takashi Yamada
São Paulo - 2012-12-03
Introdução
No decorrer da História e do desenvolvimento da Psicologia Comportamental que utiliza das teorias, dos instrumentos, dentre outros recursos a observação de determinados objetos de estudos, possibilitando melhores interpretações e compreensão do comportamento humano e suas interações.
O presente trabalho buscará através de teorias comportamentais de Wallon dentre outros estudiosos do comportamento, evidenciar a importância do desenvolvimento psicomotor do ser humano, pondo em questão a seguinte problemática: Uma criança do sexo masculino de 1 ano e 5 meses, sendo este filho de uma mulher de 23 anos cadeirante (decorrente de uma lesão na coluna ainda quando criança); será observado se há algum comprometimento no desenvolvimento psicomotor da criança em questão, visto que esta observação levará em consideração a relação mãe/bebê e meio social. Primeiramente faz necessário definir ao leitor, coordenação motora: “de maneira genérica, significa a capacidade de integrar diversas ações musculares (contrações, descontrações, alongamentos) simultâneas e sucessivas, de modo a produzir determinado movimento ou uma sequencia de movimentos com eficiência e economia de esforço” Koyniak Filho – 2001. p.38.
Segundo Wallon no antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental. Assim é que para Wallon, o ato mental que se desenvolve a partir do ato motor, passa em seguida a inibi-lo, sem deixar de ser atividade corpórea. O corpo possibilita à criança, através dos movimentos e da ação