serviço social
Falar de educação no Brasil não é uma tarefa fácil, visto que vivemos em uma sociedade capitalista, com diferenças sociais, por isso,muitos são os desafios enfrentados atualmente. A educação, que por sua vez é um direito de todos e dever do estado é ineficaz e não garante o acesso a todos.
O estado tem o dever de garantir o acesso à educação de melhor qualidade a todos, mas existe uma grande contradição em cerca desse tema.
É nesse sistema que as crianças e adolescentes estão inseridas, e isso pode ser a causa do abandono escolar, a chamada Evasão Escolar, o ensino mal aplicado por meio de metodologias inadequadas, professores mal-preparados, problemas sociais, descaso por parte do governo são motivos para um aluno abandonar a vida escolar.
Hoje no Brasil, a evasão escolar se constitui como um problema que cresce cada vez mais, afetando principalmente as escolas públicas. Várias discussões e debates têm sido realizados procurando encontrar o “responsável” e a “solução” para este problema. As reflexões têm tomado, como ponto principal de debate, o papel tanto da família como da escola em relação à vida escolar dos alunos.
Existe hoje, a LDB – Lei de diretrizes básicas da educação nacional, que visa à garantia ao acesso integral e com qualidade à educação e que coloca a educação como um direito de todos e dever do estado.
A evasão escolar no Brasil, merece assim, uma certa atenção, pois não se trata de um problema restrito a algumas instituições de ensino, mas sim, um problema de ordem nacional, que afeta principalmente as classes mais desfavorecidas da sociedade.
Outro fator que contribui para o abando escolar é o fato de o aluno precisar trabalhar para ajudar financeiramente a família e também para seu próprio sustento.
Diante disse surge a problemática da pesquisa: como é o trabalho do assistente social frente à evasão escolar? O seguinte trabalho,tem por objetivo identificar as possibilidades de atuaçãodo assistente social na educação