educação ensino e pesquisa
1 INTRODUÇÃO
A pesquisa e a prática profissional são fundamentais para que futuros profissionais da educação tenham um olhar crítico e reflexivo, para aprofundar seus conhecimentos, tendo como objetivo a construção de uma escola de qualidade para todos. A pesquisa contribui para que o futuro pedagogo venha a realizar suas práticas com autonomia e consciência de suas responsabilidades diante dos problemas e barreiras encontrados na realidade escolar, bem como o entendimento do que queremos da educação e aonde queremos chegar como sociedade.
A atual pesquisa tem como objetivos primordiais conhecer o espaço escolar, no que se refere à estrutura, distribuição e organização, conhecer os instrumentos normativos que regem a escola e compreender a relevância dos instrumentos normativos na organização do trabalho pedagógico.
A análise contribuirá para delinear a prática para formação do futuro pedagogo, uma vez que temos em mente que as competências do pedagogo são exatamente planejar, gerir, avaliar, coordenar e acompanhar as ações norteadoras para organização escolar. Esse profissional pode ser considerado como um dos importantes delineadores dos encaminhamentos escolares.
A realização de pesquisas na educação, fornece subsídios para uma melhor atuação na realidade educacional de nossas escolas. Para que haja uma unidade entre a teoria e a prática, os futuros pedagogos necessitam imergir no contexto escolar com olhar de pesquisador. A pesquisa é o caminho natural na busca por respostas e soluções, incorporando a prática e a teoria. Na prática pedagógica, a pesquisa possibilita ao futuro professor adquirir novos conhecimentos, gerar novas teorias, avaliar teorias existentes, propor soluções para problemas específicos.
A presente pesquisa foi realizada em uma escola municipal, com entrevistas às professoras e pedagogas que atendem a alunos do 1° ao 5°ano do ensino fundamental de 9 anos.