Educação, Ensino e Pesquisa em Física
EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA EM FÍSICA
Irismar Dantas de Sousa1
RESUMO
Este é um estudo sobre o ensino da Física e as pesquisas realizadas nessa área ao longo do tempo, que se encontra baseado em pesquisas bibliográficas e em análises de estudos sobre o tema. Durante o estudo procurou fazer-se um levantamento de como ocorreu o desenvolvimento do ensino de Física mundialmente e em especial no Brasil. Faz-se uma ênfase da importância no ensino dessa disciplina para os estudantes na compreensão de muitos acontecimentos que ocorrem ao nosso redor que estão relacionados ao desenvolvimento de estudos nessa área, como os avanços na tecnologia e o papel que as mesmas têm no processo do ensino de
Física. Fala-se de perspectivas desse ensino, destacando-se a necessidade de profundas mudanças principalmente no uso dessas novas tecnologias, mudando o modo de como a maioria dos estudantes enxergam o ensino de Física; apenas como memorização de fórmulas matemáticas e resolução de problemas.
Palavras-chave: Pesquisas, Análises, Desenvolvimento, Tecnologia, Mudanças.
1 INTRODUÇÃO
As
discussões
sobre
o
processo
ensino-aprendizagem
em
Física,
principalmente no Ensino Médio, tem sido tema de várias pesquisas nestes últimos anos. Para propor uma discussão no processo de ensino-aprendizagem de Física é necessário vinculá-lo ao processo histórico/evolutivo da educação mundial e brasileira. Desta forma, Faz-se necessário conhecer o processo e os caminhos que levaram a sua inserção nos currículos escolares e as visões que tem sido dada ao ensino desta Ciência ao longo da história educacional do país. Observando o aspecto histórico é possível identificar que o ensino de Física no Brasil passou ser objeto de estudo nas escolas de maneira efetiva a partir de 1837, com a fundação do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
1
Graduando do 8º período do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação,
Ciências e