As aulas de Educação Física ministradas no Ensino Médio estão sendo motivantes para os alunos?
Universidade Federal de Pelotas
Escola Superior de Educação Física
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso
As aulas de Educação Física ministradas no Ensino Médio estão sendo motivantes para os alunos?
Autora: Marília Machado Vergara
Orientador: Luiz Fernando Camargo Veronez
Co-orientadora: Márcia Morschbacher
Marília Machado Vergara
Pelotas, Julho de 2011.
1. Introdução
Atualmente muitos estudos têm falado sobre a Educação Física escolar, a desvalorização que esta área sofre, tem tomado grande parte das reflexões e discussões de vários estudiosos da área.
Para muitos autores como Mariz de Oliveira (1991), Barros (1992), Nista-Piccolo (1995), Paiano (1998) e Possebon e Cauduro (2001), entre outros, a desvalorização da Educação Física ocorre pela falta de identidade da disciplina dentro do âmbito escolar. Para esses autores a Educação Física não possui conteúdos significativos para os alunos, pois há uma carência de conhecimento teórico próprio.
Guerreiro (2004) afirma que os conteúdos da Educação Física geralmente são resumidos à prática desportiva, limitando a produção de conhecimento corporal e cultural do aluno. Este desenvolvimento de modalidades esportivas no âmbito escolar, como única forma de entendimento de Educação Física, gera problemas psicológicos nos alunos, tendo em vista que, os mais habilidosos são mais valorizados que os menos habilidosos. Além disso, gera também, problemas estruturais, no que se refere à preparação das aulas, uma vez que estas passam a se desenvolver num turno inverso das outras disciplinas, perdendo seu caráter de disciplina obrigatória e passando a incorporar características de treinamento esportivo.
Para Betti (1999), a escola parece ter assumido o esporte como sua única estratégia, deixando em segundo plano, conteúdos como a dança, as lutas e a ginástica, esta última sendo