Educaçao ensino e pesquisa
Existem muitas definições sobre educação, ensino e pesquisa.
Falar em educação não é o mesmo que falar em um conjunto de experincias e técnicas, sem duvida que as técnicas são importantes, mas a educação é um processo de aprendizagem em que existem vários envolvidos. No caso da aprendizagem escolar, a qualidade pedagógica decorre da harmonia que estabelece entre o ato individual e as ações coletivas desencadeadas pelos sujeitos do processo educativo, do conteúdo dessas ações, das condições institucionais e do contexto sócio-cultural.
Quanto ao ensino é o ato de transmitir o conhecimento e remete-se ao professor .
Pesquisa é a busca do conhecimento a partir de várias fontes, analisadas sob diferentes aspectos, tanto para aprender como para ampliar o conhecimento. A pesquisa é uma atividade que está presente em vários momentos do nosso cotidiano; pode ser realizada individualmente ou em grupo. Requer interesse, tempo, disponibilidade, senso crítico, critérios.
Quanto ao professor ele deve estar preparado para novos desafios buscando sempre inovações. Com os avanços das tecnologias e a utilização de recursos didáticos oferecem um conjunto de recursos importantes,um artifício essencial de pesquisa e um forte instrumento de ensino aprendizagem.
Pesquisa na formação docente
Ao falarmos da necessidade do professor ser um pesquisador, adentramos em um tema que com frequência é debatido na área de educação oscilando entre aqueles que veem nessa possibilidade a oportunidade de revolução do ensino. A pesquisa é defendida pelos especialistas como principio da formação docente pois posibilita a transformações dos saberes na busca da melhoria da pratica educacional.
O professor que pesquisa enriquece seu trabalho,o que reflete no processo de ensino-aprendizagem. Educando-se pela pesquisa é possível estimular a capacidade investigativa a criatividade formando um aluno que constrói seu conhecimento.
Historia do material didático