Educação em saúde
Alimentação Saudável no Ambiente Escolar * Escola: Escola Municipal Padre Felipe – EIEF * Local: Saudade do Iguaçu (PR) * Diretora: Cleuza Bareta * Início do projeto: junho de 2011 * Responsável: Graziela Alborgheti * Órgão do Governo: Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Saudade do Iguaçu
Cenário
A partir do princípio de que uma boa alimentação é ponto de partida para se ter uma vida mais saudável; e de que o ambiente escolar é fundamental para a formação de valores, hábitos e estilos de vida - entre eles o da alimentação-, a Escola Municipal Padre Felipe (EIEF) buscou realizar um projeto com o objetivo de incentivar o consumo de alimentos saudáveis.
Afinal, uma melhoria na alimentação reflete em mudanças positivas nas atitudes de toda a comunidade escolar, bem como em um aprendizado mais significativo por parte das crianças.
Proposta
O projeto “Alimentação Saudável no Ambiente Escolar” busca promover ações em três pontos fundamentais: a adoção de hábitos alimentares saudáveis; a prática da nutrição equilibrada; e a proteção à exposição dos alunos às práticas alimentares inadequadas.
Em busca de alçar o objetivo proposto, foi realizado um plano de ação para a implantação de atividades na grade curricular da escola.
Resumo do projeto:
1) TREINAMENTO PARA MERENDEIRAS
Capacitação dos funcionários sobre as Boas Práticas na Manipulação de Alimentos (ver foto 1). Treinamento, elaborado pela nutricionista Graziela Alborgheti, abordando assuntos como: * Tipos de perigos (químicos, físicos e biológicos); * Doenças transmitidas por alimentos; * Higienização (pessoal, dos alimentos e dos utensílios); * Manipulação, armazenamento e distribuição; * Controle técnico (adequação da gestão do refeitório).
2) AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
Realização de uma avaliação nutricional por meio da pesagem dos alunos da escola, a partir da qual pôde se observar o seguinte resultado: