Os cinco maiores desertos do mundo
Quanto mais se lê, mais se aprende - e pode apreender-se o texto no contexto, se estivermos interessados. Quando, na vã ignorância, alguém diz "sei tudo", é mais um dentre tantos que pensa que sabe, mas nada sabe.
Há anos sinto-me apenas como uma humilde aluna da vida. Cada dia que passa, se aprender alguma coisa, por pequena que seja, há uma sensação gostosa de ter ganho o dia. Hoje, ao acaso, surgiu à minha frente, quando à procura de uma determinada informação na internet, a matéria que hoje posto.
O primeiro parágrafo da mesma, para mim, é novidade, pois jamais havia pensado nos desertos árticos como desertos. Hoje aprendi que são desertos! E não sinto vergonha alguma em confessá-lo.
Mirna Cavalcanti de Albuquerque
Os cinco maiores desertos do mundo
Quando pensamos em deserto, lembramos de calor, areia e camelos. Mas saiba que nem todo deserto é quente e que inclusive existem desertos de neve - os chamados desertos polares. Confira abaixo a lista dos cinco maiores do mundo.
5 - Deserto de Gobi (1.300.000 km²)- O Deserto de Gobi fica situado na região norte da da China e na região sul da Mongólia. A palavra Gobi significa deserto, em mongol. O deserto mede 1600 km de leste a oeste e 800 km de sul a norte, ocupando uma de área de 1.300.000 km² - mais ou menos o tamanho do estado do Amazonas.
Ele é um deserto frio - sua média da temperatura anual é de -2,5 °C a 2,8 °C. É o deserto arenoso mais setentrional de todos, e lar de alguns animais raros tais como o camelo-bactriano (de duas corcovas) e o raríssimo cavalo-de-przewalski.
4 - Deserto da Arábia (2.330.000 km²)- O Deserto da Arábia fica localizado em terras da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Omã, Iraque e Iêmen. Tem uma área total de aproximadamente 2.330.000 km².
Seu clima é muito seco, e oscila entre temperaturas extremas de calor e seca sazonais. As temperaturas variam de 40 a 50°C no verão, com uma temperatura média de 5 a 15°C no inverno, podendo