Desertos
OS DESERTOS
A palavra deserto provém do latim desertus, significado é "abandonar".
Os desertos cobrem cerca de 31 milhões de km2 da superfície terrestre.
Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra é desértica.
Deserto é uma região em que ocorre pouca quantidade de chuva, tem a umidade muito baixa e pouca vegetação se desenvolve. O solo do deserto é pouco fértil e formado principalmente por areia e rochas.
Durante o dia as temperaturas costumam ser elevadas
(muito calor) e a noite são muito baixas (muito frio).
Vegetação é escassas e esparsas adaptadas para sobreviver longos períodos de seca ou com pouca água. Ex estepes e a caatinga.
São poucas as espécies animais e vegetais adaptadas à escassez de água. Entre os animais destacam-se alguns mamíferos como o camelo, répteis e aracnídeos.
DESERTIFICAÇÃO
No mundo:
O risco de desertificação atinge 40% da superfície terrestre, considerando regiões urbanas e rurais nesse processo, segundo os climatologistas, envolvendo uma população de 2,6 bilhões de pessoas pelo menos, tendendo ao crescimento.
No brasil:
No Brasil, as áreas suscetíveis à desertificação são as regiões de clima semiárido ou subúmido seco, encontrados no Nordeste brasileiro e norte de Minas Gerais. As queimadas são um sério agravante desse processo.
Foto do Rio Salitre morto após um dos 35 barramentos. Rio salitre que fica ao norte da bahia e nasce na “boca da madeira” em plena chapada norte (diamantina), no município de morro do chapéu-ba, e tem o seu exultório exorreico no velho chico (rio são francisco), em campos dos cavalos, município de juazeiro-ba, a jusante da barragem de sobradinho.
DESERTOS QUENTES
Caracterizam-se pelos contrastes térmicos entre o dia, extremamente quente, com temperatura que pode atingir mais de 50°C, e a noite, bastante fria em virtude da baixa umidade relativa do ar e da irradiação do calor para a atmosfera.
DESERTOS FRIOS
Apresentam