A influencia do estatuto social
Ao longo das eras a sociedade vem alterando o seu comportamento de forma a adaptar-se as circunstâncias impostas pelas mesmas, porem nem todos os indivíduos ou conjunto de indivíduos acompanham essas adaptações, de forma que a parte maioritária os exclui, reflectindo efeitos negativos sobre os excluídos, levando-os morar em bairros de lata e em circunstancias e condições escassas, a falta de higiene, saúde, alimentação, etc…
No filme ´´Feios, porcos e maus´´ podemos observar, o reflexo negativo da influencia do estatuto social, provocados estes também por uma má socialização primaria, ou seja, a influencia negativa do estatuto social começou na raiz da família, e isso perdurou porque quem podia fazer algo para mudar a situação, dominado pelo egoísmo, não o fez, no caso deste filme ´´Giacinto´´. O estatuto social corresponde ao comportamento social que esperamos dos outros em relação a uma pessoa, segundo o exercício de um certo papel social, no caso do filme Giacinto e sua família, executam o papel de escória da sociedade, como ladrões, malfeitores e desonestos.
Posto estes factos em analise segundo os componentes das atitudes, nas atitudes cognitivas, acredita-se que aquela ´´gente´´ são um caso perdido e que têm todos os indivíduos componentes, o mesmo inicio formação e final. Segundo as atitudes emotivas, a sociedade que os exclui tem medo de vir a tornar-se como os excluídos, ou seja, temem tornar-se na sua própria escória. E por final mediante as atitudes comportamentais, sociedade motivada pelo medo estuda, trabalha e se esforça para não tornar-se naquilo que renegam.
Para concluir, penso que o erro fundamental esta na sociedade que exclui aqueles que não a acompanham, ao invés de apoiar para que estes a acompanhe.
Reinaldo Souza nª14 TAGD 2 11ªANO