Desertos
Apresentação: 18/09 Professor: Arildo
Colégio Estadual do Atheneu Alunos: Fabrício Almeida Dayanne Suerda
Introdução
Deserto é o nome usado para designar uma região quase desabitada e desprovida de água da chuva ou de rios.
A maioria das pessoas acaba por não saber realmente qual poderia ser o tamanho ou até mesmo a localização de um deserto.
Desenvolvimento
O deserto é uma região em que ocorre pouca quantidade de chuva. Em virtude desta situação climática, a umidade é muito baixa e pouca vegetação se desenvolve.
Essas regiões abrigam seres vivos, apesar de muitos imaginarem que não, pois não são encontrados em períodos diurnos em razão das temperaturas muito elevadas.
Os desertos são influenciados por climas áridos e semiáridos, com índices pluviométricos que não ultrapassam os 500 mm ao ano, em alguns lugares não alcançam 250 mm anuais, por essa razão são registradas grandes amplitudes térmicas. Devido ao fato de serem bastante áridos, são poucas as espécies de vida que conseguem se desenvolver nos desertos, ainda mais se compararmos essas paisagens com outras regiões mais úmidas. A fauna é predominantemente formada por roedores, répteis e insetos. Tanto animais como plantas apresentam eficientes adaptações às condições dos desertos; alguns animais precisam de quantidades mínimas de água.
Conclusão
Concluímos com tudo que acabamos de ver, que é difícil de imaginar a escala em que a expansão dos desertos está acontecendo. Entretanto, é possível dizer que a seca e a desertificação são um dos maiores problemas que atualmente o planeta terra sofre... Por isso a preocupação de todo o ser humano em preservar o meio ambiente, conservar as matas, e fazer o uso correto do solo é primordial.