Evolução histórica da enfermagem
União das Instituições de ensino de São Paulo
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
DA ENFERMAGEM
São Paulo, Setembro de 2012
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
DA ENFERMAGEM
Professora Orientadora:
São Paulo, Setembro de 2012.
Introdução
“Desde que surge a vida que existem cuidados porque é preciso “tomar conta” da vida para que ela possa permanecer”. (Collière, 1989)
“O cuidar é, assim, algo de universal e de todos os tempos, podendo mesmo falar-se do cuidar natural como sendo uma atitude inerente a certas relações entre indivíduos, aí cabendo a relação mãe e filho” (Fry,1989)
OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo conhecer e pontuar os dados históricos que delinearam a história da Enfermagem até seus dias atuais.
Desenvolver metodologia para a coleta de dados e o consequente entendimento da História da Enfermagem, desde os primórdios até sua concepção atual.
Definir parâmetros de referências para o entendimento de seu desenvolvimento como profissão e área de conhecimento.
Mostrar as formas de cuidados anteriores e as formas de cuidados atuais, com base nos conhecimentos transmitidos, áreas de ensino desenvolvidas e preconceitos vencidos ao longo dos anos.
METODOLOGIA
CENÁRIO DA PESQUISA
A pesquisa deu-se através de artigos contendo dados históricos. Focando o desenvolvimento do ato de cuidar de forma instintiva ao cuidado associado a fundamentos científicos. Observando sempre sua evolução ao longo dos séculos e indivíduos envolvidos.
SUJEITOS DA PESQUISA
O doente e o cuidador de cada tempo.
O processo de adoecer e o processo de cuidar de acordo com a evolução histórica.
O conhecimento e crenças passadas de geração em geração. Os mitos e verdades existentes em cada período e seu desenvolvimento com área de ensino e profissional.
CRITÉRIOS DE INCLUSÃO DE PESQUISA