educação em saude
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
FABIANA RODRIGUES DE OLIVEIRA
RAFAEL HONORIO E SILVA
REFLEXÕES DE DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
LONDRINA
2013
FABIANA RODRIGUES DE OLIVEIRA
RAFAEL HONORIO E SILVA
REFLEXÕES DE DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
Artigo apresentado ao Programa Especial de Formação Pedagógica, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina.
Área de Concentração: SAÚDE
Orientadora: Profª. Drª Alessandra Dutra
LONDRINA
2013
1. INTRODUÇÃO
A educação profissionalizante passa por um momento de expansão importante contemplando novos cursos, iniciativa que visa capacitar profissionais e colaborar para o desenvolvimento social, motivando principalmente os alunos da rede pública que concluem o ensino médio a dar continuidade nos estudos, objetivando uma formação técnica gratuita e de qualidade.
Kobayashi et al. (2001, p.73) salientam que
A educação profissional mediante a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n.2 9394/96, BRASIL (1996) tem como objetivos, entre outros a promoção da transição entre a escola e o mundo do trabalho, a qualificação, a reprofissionalização e a atualização capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício das atividades produtivas dos jovens e adultos trabalhadores.
Diante da crescente oferta de cursos profissionalizantes pelas instituições públicas de ensino, o acesso de profissionais recém-graduados iniciando na docência aumentou; no entanto, não há garantias de que esses profissionais obtiveram algum preparo pedagógico para atuar na docência.
Segundo Batista (2005, p. 284), “as práticas de formação docente constituem desafios importantes para o ensino superior em saúde”, há necessidade de transformação, nos métodos e