Educação em atenas
Theiny Cristina Costa
Prof. Orientador Claudia Bicalho
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Habilitação (PEDAGOGIA) – Prática Módulo ...
06/04/2012
1 TEMA
Na antiguidade, a cidade-estado grega de Atenas destacou-se nas áreas de artes, teatro, literatura e outras atividades culturais. Desta forma, a educação ateniense refletiu os anseios e valores desta sociedade.
2 OBJETIVOS
Conhecer as características da Educação em Antenas.
Refletir sobre a origem da educação e a construção dos saberes, nas suas dimensões históricas e pedagógicas, visando à compreensão desde o surgimento da escrita até o desenvolvimento de processos pedagógicos.
Associar elementos da Educação Ateniense com instituições e conceitos de nossa sociedade.
3 EDUCAÇÃO EM ATENAS
Embora os cidadãos atenienses vivessem sobre um regime democrático a educação ainda era um privilegio dos nobres. A princípio todas as crianças do sexo masculino a partir dos sete anos eram iniciadas na educação elementar, passando a educação secundaria ao finalizar este modulo os filhos de famílias pobres saiam para trabalhar e os de família ricos continuavam seus estudos na educação superior.
As crianças do sexo feminino permaneciam no gineceu (lugar da casa reservado para as mulheres).
Na cidade de Esparta, o tratamento reservado às mulheres era um pouco diferente. Elas recebiam uma educação atlética e aprendiam a colocar o amor à cidade acima até mesmo do amor materno. Era-lhes atribuído, basicamente, o papel de mães e filhas dos cidadãos-soldados que governavam a cidade, ”[...] ser sempre o melhor e conservar-se superior aos outros” Marrou (1990, p. 30).
A literatura grega quase sempre retratou as mulheres de modo simpático, valorizando sua fidelidade, inocência, honradez, bondade e