Educação segun atenas e esparta
Região Sudeste => O Tutu de Feijão, ou simplesmente tutu, é uma iguaria de feijão cozido e refogado, que é novamente refogado com pedaços de bacon frito, cebola e alho, e misturado com farinha de mandioca se for preto ou farinha de milho se for mulatinho. O feijão poderá ser passado no liquidificador antes de ser refogado, e então ficará com a consistência do angu de fubá.
É normalmente associado à culinária típica de Minas Gerais e São Paulo. Mas, também pode ser encontrado nas cidades interioranas do Estado do Rio de Janeiro.
O prato pode ter sua origem no estado de São Paulo, onde também é conhecido como Virado Paulista, onde é feito com feijão mulatinho ou também com o feijão carioca.
Região Centro Oeste => O Pirão de Peixe, é feito com a mistura da farinha de mandioca com a água em que foram cozidos peixes, formando uma papa viscosa que é comida como acompanhamento do prato principal.
Região Norte => O Pato no Tucupi é um prato brasileiro típico da culinária Amazônica. É elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava, e com jambu, erva típica da região norte. Pode ser acompanhado por arroz branco ou farinha-d'água de mandioca.
O tucupi e o jambu também estão presentes em outra iguaria amazônica à base de camarão chamada tacacá, que são vendidos e populares em diversas feiras e ruas de Belém e interior do Pará.
Região Nordeste => A Galinha a Cabidela, é um dos mais populares e apreciados pratos da cozinha nordestina. Consiste em galinha temperada e cozida em pedaços no molho preparado com seu sangue fresco e avinagrado. Acompanha arroz branco e farofa de farinha de mandioca ou de cuscuz. É servida também com fava ou feijão de corda, seco ou