A educação em atenas e esparta na grécia antiga
1. INTRODUÇÃO
Estudo da história da educação e da pedagogia é imprescindível ao conhecimento da educação atual, pois, esta é um produto histórico. A educação presente é ao mesmo tempo, fase do passado e preparação do futuro.
Educação na Grécia teve formas diferentes. Em Esparta ela assume um papel de preparação para a guerra, a perspectiva militar orientava a formação de cidadãos-guerreiros, defensores do Estado. Entretanto, em Atenas assume um papel mais intelectual, formação mais livre e aberta, que, de modo mais amplo, valorizava o indivíduo e suas capacidades.
Na Grécia foi o local onde fluiu a sofistica, mesmo que, não tenha sido a Grécia o local de origem da sofistica. Os sofistas tiveram grande importância na profissionalização da educação. Além disso, a Grécia é considerada como o berço da pedagogia.
2. EDUCAÇÃO
“Cada cidadão deve ser educado em harmonia com a forma de governo sob a qual vive, pois cada governo tem um caráter peculiar que o acompanha desde a sua origem e que ele preserva com o passar do tempo” (Aristóteles, 2010, p. 267). A visão que os gregos tinham do mundo os distinguia de todos os demais povos do mundo antigo. Eles colocaram a razão acima dos seus mitos e a utilizaram como instrumento a serviço do próprio homem, o glorificavam como o ser mais importante do universo. É na Grécia que começa a "História da Educação" com sentido na nossa realidade educativa atual. De fato, são os Gregos quem, pela primeira vez, colocam a educação como problema. “Foi das necessidades mais profundas da vida do Estado que nasceu a idéia da educação, a qual reconheceu no saber a nova e poderosa força espiritual daquele tempo para a formação de homens, e a pôs á serviço dessa tarefa” (JAEGER, 1995, p.337).
Na educação dessa época existia uma real diferenciação da destinada aos filhos de governantes, uma escola que visava preparar para o