Antiguidade
Introdução
Ao estudarmos a história da Grécia antiga (Heláde) temos que ter a clareza que a Grécia antiga não é a Grécia atual, ainda que parte do território da Grécia atual tenha pertencido a Grécia Antiga. Na atualidade a Grécia é uma país (estado-nação) que tem sua organização politica na forma de República Parlamentarista. Na Grécia Antiga cada cidade tinha seu próprio rei e autonomia politica, a PÓLIS, como eram chamadas as cidades da antiga Grécia, foram classificadas no estudo da história com cidades- estados.Porém mesmo vivendo de forma separada os gregos antigos (helenos) se reconheciam com o único povo, pois falavam o mesmo idioma e compartilhavam da mesma cultura. Outro aspecto importante, no estudo da Grécia Antiga, é seu legado (herança) “deixado” para nós povos ocidentais: A democracia, filosofia, mitologia entre outras contribuições que influenciaram a construção da sociedade ocidental contemporânea (atual)
1. UMA VISÃO GERAL DO ESTUDO
Ter uma boa noção da geografia da Grécia (território) é fundamental para o estudo da história da Grécia Antiga, pois há uma relação entre a geografia e a historia grega. O estudo foi sistematizado (organizado) em períodos, pois a história grega é muito longa. Ter a clareza das características que marcaram cada período é muito importante para nos localizarmos no contexto histórico. Não se trata de decorar datas, todavia temos que ter clareza dos acontecimentos históricos na sequencia correta.
2.GEOGRAFIA DA GRÉCIA ANTIGA (território) O mapa da Grécia antiga era divido em três partes:
a) A parte continental (“terra firme”) situada ao a sul das regiões atuais dos Balcãs e fazia fronteira com antiga Macedônia;
b) A parte península formado principalmente pelas penínsulas: do Peloponeso e a Ática;
c) A parte insular formada pelo conjunto de ilhas com destaque para a ilha de CRETA a maior das