ANTIGUIDADE
Na Antiguidade, o Comércio Internacional pouco existia.Uma das civilizações mais antigas que se conhece é a egípcia.
No Egito, o comércio exterior era inexpressivo e as importações e exportações se limitavam apenas a artigos de luxo.
ANTIGUIDADE
Em épocas posteriores surgiu a civilização mesopotâmica. Foi constatado que o comércio da Mesopotâmia era mais intenso do que o
Egito.
Chegaram a estabelecer postos comerciais fora do país.
Já os fenícios foram grandes navegadores, o que permitiu que se tornassem também grandes comerciantes. Instalaram postos de vendas em diversos pontos da Europa.
ANTIGUIDADE
A Grécia Antiga não tinha produção suficiente de alimentos. Isso fez com que ela comprasse esses produtos do exterior e pagasse com azeite e vinho.
O Império Romano desenvolveu bastante o
Comércio Exterior, mesmo porque Roma dominava o mundo. Negociaram até com países distantes, como China e Índia.
ERA DOS DESCOBRIMENTOS
O
Comércio
Exterior cresceu como consequência natural da expansão geográfica do mundo.Assim, o caminho para o Oriente passou a ser feito por navios em vez de caravanas .
A Europa ficou conhecendo e consumindo produtos até então desconhecidos, como tabaco, milho, batata e tomate.O comércio ficava muito lucrativo.
ERA DOS DESCOBRIMENTOS
Com uma viagem bem-sucedida, o comerciante ficava milionário; por isso, eles começaram a ganhar um status social mais importante.
Nas novas colônias a mão-de-obra era escassa.
Houve necessidades de escravizar o negro para suprir essa falta.
Ao contrário da Idade Média, os governos centrais tornara-se mais fortes. Aumentou a necessidade de dinheiro, o que fez surgir o mercantilismo IDADE MÉDIA ( FEUDALISMO
Na idade Média, a Europa viveu sob o regime feudal.Politicamente significava enfraquecimento do poder central, isto é do rei, e o fortalecimento do poder dos nobres
( duque, conde, etc ).
Economicamente, estabelecia dependência muito grande entre o nobre