EDUCAÇÃO NA ANTIGA ATENAS
A antiga Atenas era um brilhante centro intelectual, educacional e cultural de toda a Grécia. Toda a cidade era uma larga escola, um vasto templo, uma enorme escola de arte.
Sob o céu azul ático, professores, filósofos, poetas, cientistas e artistas vindos de todas as regiões e jovens vindos de todos os lugares da Grecia, visitavam Atenas, para inquirir suas mentes, tornando a sociedade cheia de vida, movimento e beleza, aonde os homens viviam em harmonia com a natureza e aprendiam com ela.
A educação ateniense tinha como objetivo trabalhar as qualidades mentais, físicas e morais do ser humano, guiando a juventude e fazendo-os tornarem-se "fortes e descentes", úteis à sociedade e bons cidadãos. O equilibrio entre o corpo e a alma era o alvo principal da educação ateniense, a mais nobre que o mundo conhecia.
A educação de um jovem ateniense começava no dia de seu nasimento e terminava na idade de 20 anos. Primeiro, os pais se certificavam de que deram uma boa e saudável criação. Os primeiros anos de vida eram completamente dedicados a diversão.
Com a idade de 7 anos, a criança começaria a estudar na escola, todavia a escola não fosse compulsória, até os cidadãos menos privilegiados tentavam dar a seus filhos, pelo menos, uma educação básica. O ensino era privado, e se dava geralmente na casa do professor. As meninas eram educadas em casa.
A educação na antiga Atenas consistia em 3 cursos básicos. O Primeiro curso era chamado "Grammata" (as letras) , e incluia a leitura, escrita e matemática. O professor era chamado de "Grammatistes" (professor das letras). Quando as crianças passavam a dominar a língua, lhes era ensinados os grandes Poetas e suas obras, como é o caso de "A Ilíada e a Odisséia" de Homero.
O segundo curso consistia em Música e Canto, tocar instrumentos como lira e a flauta, recitar e apresentar poemas musicais. O professor era chamado de "Kitharistes" (guitarrista).