Educação do renascimento
RESUMO
O Renascimento pode ser considerado como um marco do início da Idade Moderna, uma vez que reflete o desenvolvimento de uma nova vida e de uma nova mentalidade, vinculadas à ascensão da cidade e da burguesia. O Renascimento foi um movimento cultural e urbano que mudou a qualidade da obra intelectual e ampliou a quantidade da produção cultural, dando um grande impulso à literatura e à filosofia.Alguns fatos que se destacam na Idade Moderna são: o surgimento da imprensa, a ascensão da burguesia, a Reforma Protestante, o enfraquecimento do domínio da Igreja Católica, a expansão do comércio e do capitalismo.
Palavras Chaves: Educação Jesuítica – Reforma - Contra Reforma - Renascimento
INTRODUÇÃO
A educação renascentista visava o homem burguês, o clero e a nobreza. Era elitista, aristocrata e nutria o individualismo liberal, não chegando as massas populares. Junto com a revalorização da cultura greco-romana, alguns fatos históricos nos séculos XIV e XV, influenciaram o pensamento pedagógico favorecendo a superação do próprio homem, o pioneirismo e a aventura. Renascimento significa etmologicamente, “a ação de renascer, isto é nascer de novo” (PILETTI, 1996, p. 63). Tradicionalmente, no entanto, a palavra renascimento designa o movimento cultural e artístico que se desenvolveu nos séculos XVI e XVII. Esse movimento que teve inicio na Itália e daí se estendeu para o resto da Europa, propunha-se restaurar as formas e idéias da Antiguidade clássica. O presente trabalho apresenta uma breve explanação sobre os fatos mais marcantes do renascimento tais como: a educação jesuítica, a reforma protestante, a reforma católica, a contra reforma.
O RENASCIMENTO E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO
Durante o Renascimento despontam três grandes áreas de interesse: a vida real do passado, o mundo subjetivo das emoções e o mundo da natureza física. Como uma das principais conseqüências destes novos interesses, desloca-se o