Educação no Renascimento
RESUMO
Trata-se de como a Reforma Protestante e a Contra-Reforma Católica repercutiram na Educação durante o renascimento. Um histórico dos fatos que durante a Idade Média precederam e ocasionaram o Renascimento. Descrevem-se as providências da Igreja Católica pra defender sua hegemonia política e religiosa das conseqüências da Reforma. O Protestantismo procurou democratizar o acesso da população á educação e incluiu no currículo escolar disciplinas de caráter humanista, defendendo que a mesma é uma missão do Estado.
Palavras-chave: Educação; Reforma e Contra-Reforma; Renascimento.
1 INTODUÇÃO
A idade Média foi marcada pelo teocentrismo e suas decorrências como a explicação do mundo pela fé, a busca da fraternidade cristã e a convicção de que a Terra é o centro do Universo.
A educação renascentista preparou a formação do homem burguês. Caracterizou a revalorização da cultura greco-romana, o elitismo, aristocratismo e o individualismo liberal. Atingia principalmente o clero, a nobreza e a burguesia.
Não se pode descrever o Renascimento sem mencionar os acontecimentos e movimentos que o antecederam, é isto que se propõe neste trabalho, focalizando a educação escolar e suas origens.
2 O HUMANISMO
A Renascença é o período que compreende os séculos XV e XVI, pois apresenta a retomada dos valores greco-romanos. Neste período desencadeou um movimento conhecido como o humanismo, que significa a procura de uma imagem do homem e da cultura, em contraposição às concepções teológicas da Idade Média e seu autoritarismo decorrente.
A oposição dos renascentistas deve-se antes à tentativa de recusar os valores