Educação Cultura e Midia!
Resposta:
Sabemos que a comunicação criou um mundo virtual inesgotável, um mundo que considero fantástico, que desconhece as distâncias e cria distâncias ainda maiores. Um mundo que facilita a navegação para fora e dificulta a navegação para dentro.
Rádio, Internet, Televisão, Música, Filme... Todas essas novas técnicas e outras mais fazem parte de uma tecnologia avançada que nos surpreende a cada dia com algo novo. É claro que a comunicação é vital para o desenvolvimento cognitivo, social e mental do ser humano, portanto um indivíduo com alterações na qualidade e funcionalidade da mesma sofrerá um grave impacto na sua qualidade de vida, necessitando assim de um programa de atenção à saúde direcionada à orientação e instrumentalização do usuário e da comunidade no qual está inserido (escola, família, trabalho, etc.). Tal fato este que influencia indiretamente no desenvolvimento regional, dando maiores condições de igualdade a estes sujeitos, respeitando as diferenças e reduzindo discriminações decorrentes de suas limitações e atendendo aos princípios de universalidade, ética, inserção, integralidade, autonomia e diversidade. Portanto, a comunicação faz parte do nosso cotidiano, nos comunicamos com as pessoas, com a natureza, com os objetos, enfim, com o mundo.
1) Qual a diferença entre comunicação e informação?
Resposta:
Segundo o dicionário online: Comunicação é “Ação de comunicar: estar em comunicação com alguém. Aviso, mensagem, informação: comunicação de uma notícia. Psicologia Transmissão da informação no interior de um grupo, considerada em suas conexões com a estrutura desse grupo. Meio de ligação: vias de comunicação”.
Já a Informação é “Ação de informar ou informar-se”. Notícia recebida ou comunicada.
De acordo com o site Wikipédia, a comunicação é um processo de troca de informação entre pessoas ou objetos. Ou seja, podemos afirmar que a informação é um artefato utilizado e