Educação Corporativa
- Visão de Idalberto Chiavenato e F.J.M Lacombe
Segundo Chiavenato o líder deve ser entusiasmado, otimista, motivado, participativo, ter espírito de equipe, saber delegar tarefas e cobrar resultados.
Os estilos de liderança surgiram em uma experiência pós - guerra entre um grupo de meninos. Logo, este modelo foi traduzido para o âmbito organizacional com o efeito de avaliar os três tipos de liderança que são: autocrático, democrático e laissez- faire.
Conforme Chiavenato (2004, p. 105) “as Teorias Situacionais explicam a liderança dentre de um contexto mais amplo e partem do principio de que não existe um único estilo de liderança válido para todo e qualquer situação”.
Chiavenato (2004) afirma que a teoria que estuda enquanto a abordagem dos estilos de liderança se refere aquilo que o líder faz o seu estilo de comportamento para liderar.
Existe uma Teoria das Relações Humanas que fala de Traços da personalidade, segundo esta teoria, o líder possuiria características marcantes de personalidade que o qualificariam para a função. São três principais teorias sobre a liderança:
• Traços da personalidade: Segundo esta teoria, já desacreditada, o líder possuiria características marcantes de personalidade que o qualificariam para a função.
• Estilos de liderança: Esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal.
• Situações de liderança: Nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação e para cada um dos membros da sua equipe
Conceitos de Liderança
• Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.
• Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há