Educação Brasileira: (re)desenhando a formação docente
FAI
SEUMA BUENO DE CASTRO SILVA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Itapuranga
Janeiro2014
SEUMA BUENO DE CASTRO SILVA
Especialização
Metodologia do Ensino Superior
Texto elaborada a partir de estudos na Especialização em Metodologia do Ensino Superior & Historia do Imaginário e Literatura, sobre a disciplina Historia da Educação Brasileira. Na Faculdade Itapuranga – FAI.
Orientador: Valtuir.
Itapuranga
Janeiro/ 2014
Educação Brasileira: (re)desenhando a formação docente
Sabe-se que, na educação brasileira, o destaque dado á figura docente como agente de transformação é parte de um processo maior. Neste sentido, compreender o processo inicial da formação da educação brasileira começando pela educação Jesuítica até a educação atual, nos faz pensar
A educação no Brasil colônia ocorreu nos sécs. XVI – XVIII, com a educação Jesuítica. Em 1549, chega os primeiros Jesuítas no Brasil, chefiados por Manoel da Nóbrega, com missão de catequizar a população nativa a entender os filhos homens dos colonos. Empenhados na tarefa de educar, os Jesuítas fundam os primeiros colégios e começam a ensinar a ler, a escrever e a contar por meio da língua portuguesa e da fé cristã, pois eram de fato, os conteúdos próprios da instrução que davam base para a compreensão das Sagradas Escrituras. As condições objetivas que favoreceram a ação educativa foram, de um lado, a organização social e, de outro lado, o conteúdo cultural transportado para a colônia, por meio da formação dos padres, cuja estrutura curricular correspondia ao modelo medieval. Nessa época, as atividades de produção não exigiam preparo técnico, nem escolarização. A instituição não tinha peso para a sociedade que estava nascendo, cuja economia era baseada na agricultura rudimentar, no trabalho escravo e no poder.
Era tradição das famílias portuguesas orientar os filhos para diferentes carreiras; o primogênito