Atps filosofia
O desafio de implantar a filosofia na educação
Falar o que é filosofia não é uma tarefa tão fácil, pois ela já foi pensada e repensada desde que o termo foi inventado por Pitágoras por volta do século VI a.c. A palavra é formada por duas palavras gregas, ‘filo’ que significa amor ou amizade e ‘ sophia’ amor pelo conhecimento, pela sabedoria. Platão acrescenta que filosofar é o ato de admirar-se diante da realidade.
A filosofia se manifesta ao ser humano como forma de entendimento que tanto propicia a compreensão de sua existência, como lhe oferece um direcionamento de existência, como lhe oferece um direcionamento para sua ação, um rumo para seguir ou ao menos para lutar por ele. (Luckesi, 1995, p.23).
A Filosofia está presente em toda decisão e estratégia a onde podemos olhar um objeto e simplesmente aceitar que ele está ali ou podemos nos perguntar que objeto é esse? Quem colocou aqui? Qual a sua finalidade? . Ela é extremamente importante para a nossa existência, é como o ar que respiramos, porém em muitas situações é ignorada pelo fato de não ser uma ciência de exatas ou técnicas. Sua intenção é estimular consciência, pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora do homem, que não é do interesse de todos, pois poderá ter a essência da verdade em muitas situações do nosso cotidiano, pois se um homem começa a pensar filosoficamente, provavelmente terá que mudar a sua vida, na qual seus conceitos mudariam, deixando o medo do novo, do desconhecido e o comodismo, porém se não escolhermos qual a nossa filosofia conseqüentemente a sociedade que vivemos nos dará, ou seja, “quem não pensa é pensado”, com isso o seu objetivo é buscar o conhecimento e a verdade, do que está sendo vivido ou do que está para chegar.
É um instrumento de ação e uma arma política e como tal, tem se utilizada em todos os tempos, consciente ou inconsciente. Uma interpretação do mundo e uma força de ação. (1995, p. 25-27). É assim que entra o desafio de