Jean baptiste say
Em seu livro principal, Traité d"économie politique (1803; Tratado de economia política), Say definiu a economia política como "a exposição da maneira como se formam, se consomem e se distribuem as riquezas". O livro fez grande sucesso, mas foi proibido por razões políticas e só teve nova edição em 1814.
Say criou uma escola própria quando elaborou a teoria segundo a qual é a utilidade dos bens determina a demanda, enquanto os custos de produção determinam a oferta.
Corolário de suas teses foi a lei de mercado, a "lei de Say", segundo a qual a demanda e a oferta globais de um sistema econômico sempre se equivalem. As depressões econômicas, portanto, não são deficiência geral de demanda, mas superproduções temporárias para alguns mercados e subproduções para outros. Esse desequilíbrio se reajusta automaticamente porque os superprodutores reorganizam sua produção para atender às preferências dos consumidores e não ser alijados do mercado. Esse mecanismo autorregulador funciona desde que as trocas internas e externas sejam livres.
Entre outras obras, Say publicou Cours complet d"économie politique pratique (1828-1830; Curso completo de economia política prática), exposição geral de sua teoria. Morreu em Paris em 15 de novembro de 1832.
- Contexto Histórico, Social e Politico que influenciaram seu pensamento: Jean-Baptiste Say cresceu num ambiente fortemente influenciado pelas ideias iluministas, cujas ideias fundamentais eram o liberalismo, o individualismo e o racionalismo. Sendo assim, acompanhou, na sua juventude, o fervilhante ambiente político que redundou na Revolução de 1789. Ao mesmo tempo, testemunhou os