Sintese Iodoformio
SÍNTESE E PURIFICAÇÃO DO IODOFORMÍO
Lara Carina Fatore
Faculdade de Farmácia – Universidade Paulista, Av. Comendador Enzo Ferrari, 280, 13043-900 – SP, Brasil
Este experimento teve como objetivo a reação de obtenção Iodoformío através de uma reação entre acetona, solução de hipoclorito de sódio e iodeto de potássio e tambem a purificação do Iodoformío.
Foram empregadas várias técnicas, como filtração a vácuo, filtração simples e banho de gelo. Assim, o Iodofórmio foi obtido com rendimento negativo de 6,13%.
Palavras-chave: Iodofórmio, purificação, rendimento.
INTRODUÇÃO Iodofórmio é uma substância que se apresenta sob a forma de cristais amarelos e brilhantes, os quais evaporam à temperatura ambiente e se volatilizam com o vapor d’água. Possui alto teor de iodo (em torno de 96%), o qual, quando liberado, exerce excelente efeito antimicrobiano.
Possui baixa solubilidade em água, é relativamente solúvel ao álcool e, muito solúvel em óleo de oliva e éter.
O composto é utilizado em certas sínteses orgânicas e no teste do iodofórmio (reação halofórmica), para detectar os grupos CH3CO- ou distinguir cetonas (R-CO-R), além de também ser importante na odontologia e como antisséptico e agente anti-infeccioso. Seu mecanismo de ação está ligado à liberação de iodo, a qual é aumentada na presença de compostos orgânicos em desintegração, na ausência de oxigênio e luminosidade, e em uma temperatura e pH ideais, propiciando sua capacidade antibacteriana, detergente e é capaz de ativar a resposta imunológica estimulando a inflamação e consequentemente o reparo apical.
Sua obtenção é possível, a partir da reação do hipoclorito de sódio (componente da água sanitária) com solução de iodeto de potássio e acetona.
OBJETIVO
Essa experiência teve como objetivo sintetizar iodofórmio através da reação entre acetona com uma solução de hipoclorito de sódio e iodeto e também sua purificação