Síntese do iodoformio
DANIELE SOUZA
RESUMO
O iodofórmio é uma substancia usada em hospitais como antisséptico, e também na área odontológica. Esse trabalho tem como objetivo mostrar em pratica a síntese dessa substancia, onde foi usada filtragem a vácuo, por promover uma filtragem mais rápida e mais eficiente. O iodofórmio se apresenta em forma de cristais amarelos, é altamente radiopaco, ativa a fagocitose, diminui secreções e é facilmente removível.
Palavras-chave: iodofórmio; síntese:
INTRODUÇÃO
O iodofórmio (CHI3) é uma substancia usada muitas vezes como antisséptico em hospitais, é usada também em sínteses orgânicas e teste do iodofórmio, para a detecção de grupos CH3CO-, e para distinguir cetonas (R-CO-R) de metil-cetonas (RCOCH3). Tem diversas propriedades como a estimular a proliferação celular, tem um leve poder antisséptico, porém tem uma ação prolongada, ativa a fagocitose, e provoca uma ação local sobre os tecidos. É uma substância altamente radiopaca, isso favorece a visualização na radiografia. É um analgésico suave, quando aplicado sobre mucosas, também diminui secreções, o que acaba sendo importante no caso de exsudatos e é facilmente removível. (PALLOTTA, 2007).
A filtração a vácuo é a forma mais rápida de se efetuar uma filtragem. Em uma filtragem simples é usado apenas o papel de filtro, na filtragem a vácuo é usado um funil diferente, o funil de Buchner, ele é conectado a um kitassato que é um equipamento de vidro, sobre o qual se aplica pressão reduzida. Com a redução da pressão, o líquido da mistura escoa mais rapidamente pelo funil.
MATERIAIS E REAGENTES
Dois Erlenmeyer de 250 mL ;
Lugol a 1%;
Propanona;
Hipoclorito de sódio a 2,5%;
Filtro a vácuo ;
Papel de filtro;
Água destilada;
Proveta de 50 ml ;
Balança;
PARTE EXPERIMENTAL
1. Meça 50 mL da solução de lugol, com uma proveta, e transfira-a para um erlenmeyer de 250 mL;
2. Adicione 1 mL de propanona (acetona) ao erlenmeyer;
3. Lentamente e com agitação