Educação Ambiental e Geografia
Ordem alfabética
Instituto de Ensino Superior Franciscano
Este trabalho analisa a Educação Ambiental no contexto do C. E. Luzenir Matta Roma e da educação como um todo, bem como a importância de se abordar o tema no âmbito da escola com a finalidade de despertar nos alunos a sensibilização para as questões ambientais. Mostra, ainda, como inserir a educação ambiental no ensino da Geografia, disciplina que tem os requisitos básicos para abordar os assuntos relacionados ao meio ambiente e à sua preservação. O trabalho foi feito através de entrevistas com professores e alunos e mostrou que o tema já é abordado com regularidade nas aulas de Geografias.
Palavras-chave: Meio ambiente, educação ambiental, Geografia, preservação, sensibilização.
1 INTRODUÇÃO
Como disciplina do Ensino Médio, a Geografia está passando por um processo de renovação na busca de novas definições quanto aos seus conteúdos, metodologias e significados na formação de uma sociedade em contínuo processo de mudança. As transformações geradas pela globalização da economia envolvendo todas as atividades humanas no Brasil e no mundo, e as questões relativas ao meio ambiente deram a esta disciplina um novo sentido.
É importante que as questões ambientais sejam incorporadas aos conteúdos trabalhados nesta disciplina, a nível mundial, nacional e local. Para Reigota (2002, p. 9) “uma das resoluções da Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, indicou a necessidade de se estudar a Educação Ambiental, tendo em vista a participação dos cidadãos na solução dos problemas ambientais”.
É de fundamental importância que a sociedade imponha normas ao crescimento, à exploração e à destruição dos recursos naturais, de modo a garantir as condições de vida no planeta.
A disciplina Geografia teria aqui um papel relevante na medida em que estuda os espaços ocupados e, também, os inexplorados pelo homem, verdadeiros mananciais nos quais a natureza ainda