Educação Ambiental e as Novas Tecnologias
Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, Marlene T. de Muno Colesanti
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Environmental education and the new comunication and information technologies
Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues
Doutora em Geografia pela UFU/Analista Ambiental SEMAD
E-mail: gelcampos@ig.ufu.br
Marlene T. de Muno Colesanti
Profa. Dra. do Instituto de Geografia da UFU
E-mail: mmuno@ufu.br
Artigo recebido para publicação em 03/01/2008 e aceito para publicação em 31/03/2008
RESUMO:
Nos últimos vinte anos o desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação, bem como a ampliação de seus usos têm criado enormes expectativas e possibilidades na educação escolar.
Em relação à Educação Ambiental, o uso das novas tecnologias de informação e comunicação representa um avanço no ensino formal, já que a integração da informática e dos multimeios propiciam a sensibilização e o conhecimento de ambientes diferenciados e dos seus problemas intrínsecos, por parte dos alunos, por mais distantes espacialmente que eles estejam.
A partir da concepção de uma Educação Ambiental vinculada à pedagogia da complexidade, esse artigo procura discutir a potencialidade do uso dos princípios da Educação Ambiental no suporte digital por meio do uso de imagens, textos e sons, implementados pela hipermídia, tecnologia não seqüencial, cujas informações são acessadas de modo associativo.
Palavras-chaves: Educação Ambiental. Hipermídia. Novas tecnologias de informação.
ABSTRACT:
In the last twenty years, the development of modern information and communication technologies, as well as the enlarging of their use have created enormous expectations and possibilities on school teaching. Related to the Environmental Education, the use of modern information and communication technologies represents an advance, since the integration of