Resenha: Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade
CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL
DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PROFESSOR: LUCIANA TONIOLLI
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE.
Lauren da Silva Caetano
JUNHO – 2013
FORTALEZA – CEARÁ
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Caderno de Pesquisa, n. 118, p. 189-205. São Paulo, 2003.
APRESENTAÇÃO DA OBRA O artigo em si apresenta, a importância das práticas sustentáveis em relação ao meio ambiente como um passo para o desenvolvimento sustentável, os atores envolvidos responsáveis por essa mudança de paradigma e a importância da educação ambiental como hábito em nossas vidas, repassando de geração a geração visando uma sociedade sustentável.
ESTRUTURA O texto se dividiu em três capítulos:
- Desenvolvimento, meio ambiente e práticas sustentáveis;
- Educação Ambiental: atores, práticas e alternativas; e
- Sustentabilidade, movimentos sociais e educação ambiental. Esses capítulos mais o resumo e as referências bibliográficas formam o artigo em estudo dentre as suas 12 páginas.
RESENHA
Para se chegar a uma sustentabilidade socioambiental é preciso que haja a produção de conhecimento, que se dá através das inter-relações do meio natural com o meio social, gerando assim, um senso crítico frente ao contexto degradador do meio ambiente.
É preciso haver uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, nos valores e nos comportamentos da sociedade visando não apenas um crescimento econômico, mas este aliado ao meio ambiente em busca do desenvolvimento sustentável. A partir dessas reflexões criam-se novas oportunidades para a formação de novos atores em defesa dessas práticas ambientais, visando à redução de riscos e da degradação ambiental que são constantes na sociedade atual.
As informações obtidas através da internet e multimídia nos dias atuais têm influenciado