educação Afro
Religiões de matriz africana são aquelas cuja essência teológica e filosófica seja das tradicionais religiões vivenciadas no continente africano.
As religiões de matriz africana podem ser divididas em dois tipos: as religiões tradicionais africanas e as religiões afro-americanas.
As religiões tradicionais africanas são aquelas praticadas no continente, geralmente em zona rural e atualmente mais ligada às famílias. Cerca de 29% da população africana praticam suas religiões tradicionais. 35% praticam o cristianismo e outros 35% o islamismo. Cerca de 1% praticam outras religiões incluindo o hinduísmo.
religiões afro-brasileiras Tambor de Mina é o nome da religião afro no Maranhão. Tem a mesma origem que o vodu haitiano, nos povos jejes (fon e ewe). O sacerdote máximo se chama Vodunon e os vodunsi são os praticantes. Xangô é o nome da divindade iorubá do trovão. Esta divindade é tão importante em Pernambuco que batiza a religião afro no Recife. Lá, os praticantes são chamados de xangozeiros Candomblé é a religião afro-brasileira mais conhecida e celebrada. Se espraiou da Bahia para os outros estados chegando até mesmo no Rio Grande do Sul, onde já existia outra modalidade, o Batuque.
Historia
Nasce uma religiosidade popular em torno das irmandades católicas e dos terreiros de Umbanda e Candomble .Em 1800,cerca de dois terços da população do pais três milhões de habitantes eram formados por negro mulatos cativos ou libertos, O candomblé e demais religiões afro-brasileiras tradicionais formaram-se em diferentes áreas do Brasil com diferentes ritos e nomes locais derivados de tradições africanas diversas: candomblé na Bahia, xangô em Pernambuco e Alagoas, tambor de mina no Maranhão e Pará, batuque no Rio Grande do Sul e macumba no Rio de Janeiro.
A organização das religiões negras no Brasil deu-se bastante recentemente, no curso do século XIX. Uma vez que as últimas levas de africanos trazidos para o Novo Mundo durante o