deficiencia e doenca mental
Este trabalho foi elaborado tendo como base principal dois artigos científicos, sendo eles: Refletindo sobre o papel do psicólogo no atendimento ao deficiente mental: além do diagnóstico, de Rosana Glat, e O estigma da doença mental para pacientes, familiares e a sociedade, de Claudia Lana, Juliana Dias e Luciana Regina. Com este trabalho, buscamos esclarecer e diferenciar os termos doença e deficiência mental, apontando também o trabalho realizado pelo psicólogo na promoção da saúde mental destes indivíduos.
2 Objetivos
2.1 Objetivo Geral
Pesquisa sobre Deficiência Mental e Deficiência Mental.
2.2 Objetivos específicos
.
Diferenciar deficiência mental de doença mental.
Compreender como são as práticas do psicólogo nessas áreas bem como elas se operacionalizam no município de Londrina.
3 Desenvolvimento
3.1 doença mental
Há duas classificações básicas de doenças mentais, que são as neuroses, e as psicoses. As neuroses (psicopatologia leve) o indivíduo frequenta a sociedade normalmente, porem há manifestações psicossomáticas que são notadas por ele, as principais são: TOC, Síndrome do pânico, fobia, depressão, transtorno de ansiedade entre outros. Já a psicose se caracteriza por uma intensa fuga da realidade e pode ser classificada de três maneiras: pela manifestação - Esquizofrenia e Transtorno de afeto Bipolar ; Aspectos neurofisiológicos - funcional e orgânico ( o primeiro age apenas no funcionamento do aparelho psíquico e o segundo são mudanças ocorridas no cérebro ou mudanças fisiológicas estruturais) e pela Intensidade que pode ser aguda ( individuo em surto, violento) ou crônica onde o individuo esta fora da realidade mas não coloca em risco a vida dos outros.
Baseado principalmente no artigo das autoras Claudia Lana, Juliana Dias e Luciana Regina sobre “O estigma da doença mental sobre pacientes familiares” discorreremos com mais especificidade sobre o assunto.
Muitas vezes a sociedade atual desencadeia um quadro de