Diferença entre deficiência mental e doença mental
Prof: Líeton Borges
Aluna: Lusiane Lopes Dos Santos
Itacarambi/2013
Diferença entre deficiência Mental e Doença Mental e a atuação do Ministério Público
Segundo o Ministério Público, uma pessoa portadora de deficiência mental ou intelectual é caracterizada pela dificuldade de se relacionar, de interagir, de se integrar na sociedade.
Muitas Leis foram criadas para que pessoas com algum tipo de deficiência tenham os mesmos direitos que os outros, para que eles tenham direito a uma vida digna, direito à igualdade, oportunidade social e interação, e derrubar as paredes que os separam da vida social. A educação é um direito de todos, é um dever do estado, da família e da sociedade.
Integrar o deficiente mental na sociedade é primordial, a Lei n° 7.853/89 estabelece que seja considerada como valores básicos a igualdade de tratamento, a oportunidades da justiça social, o respeito à dignidade da pessoa humana, e do bem estar indicados na constituição.
No conceito de DM, neurologicamente falando, o sujeito que tem a inteligência menor, representa também, dificuldades para realizar tarefas do dia-a-dia, tem dificuldades em seu desenvolvimento, comportamento, na comunicação, no cuidado consigo mesmo, na interação familiar, na saúde, na segurança, no seu desempenho escolar, no lazer, no campo profissional, ele consegue manter a percepção de si mesmo e da realidade que o cerca sendo capaz até de tomar decisões de sua própria vida, a deficiência tem sua origem no cérebro e causa baixa produção do conhecimento, as causas mais comuns deste transtorno estão nos fatores de ordem genética, nas complicações ao longo da gestação ou durante o parto, manifesta no estágio anterior a 18 anos de idade.
É necessário saber a diferença entre deficiência mental e doença mental, como foi dito anteriormente, a deficiência mental representa um QI baixo, e envolve dificuldades do dia-a-dia e interação, já a doença mental engloba uma série de