afro descendentes e educaçao
1 INTRODUÇÃO 3
2 AFRO-DESCENDENTES E EDUCAÇÃo 4
3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Dentre os estudos contemporâneos, que abordam as questões culturas, situam-se os estudos culturais, que apresentam novas perspectivas para a análise da diversidade e as relações de poder e dominação que devem ser questionadas. Nesse contexto, surgem novas análises que passam a contestar as concepções arnoldianas e revisitas e integram os estudos culturais, constituindo numa verdadeira revolução na teoria cultural, em meados do século XX.
Destacaremos o tratamento dado à cultura Negra no espaço escolar considerada como inferior, pela lógica da homogeneização da cultura branca.
2 AFRO-DESCENDENTES E EDUCAÇÃo
A construção de uma sociedade democrática pressupõe investimentos em longo prazo encontra inúmeros desafios, tendo em vista lidar com realidades complexas e de ampla dimensão. A intolerância e o preconceito têm sido fatores gerados de discórdia e guerras há muito tempo. Autores contemporâneos ao analisar transformações e conflitos, encontram suas origens em fenômenos de ordem cultural.
Costa (2002,p. 135), ao analisar mudanças na concepção de cultura e estudos culturais, ensina que estas têm sido objeto de estudo por vários intelectuais, os quais criticam os conceitos predominantes até meados da década de cinquenta. Uma nova tendência surgiu na segunda metade do século XIX; que passaram a contestar as concepções inspiradas na tradição arnoldiana, cultura estabelecida desde a segunda metade do século XIX e predominante por mais de cem anos nas análises culturais do ocidente. Arnold defendia a suposta verdadeira cultura em oposição à cultura popular, a qual, na sua versão, era sinônima de desordem social e política. segundo as proposições da tradição arnoldiana, surge na primeira metade do século XX, na