A contribui o na forma o dos afro descendentes na sociedade brasileira
Jaiana Santos Conceição
Prof.ª Orientadora: Kallena Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social / Informática Básica
23/08/2013
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas à inserção do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, ressaltando a importância e a necessidade da aplicabilidade da temática em sala de aula e no ensino. A trajetória do negro na sociedade brasileira é feita cruelmente, ainda que esse grupo tenha contribuído na linha de frente para o desenvolvimento do país. É importante lembrar que os africanos e afro-descendentes foram fundamentais para a organização social e econômica do Brasil. Mostrar a real aplicação e implicação da Lei 10.639/03 no contexto escolar valorizando a diversidade cultural presente na formação da sociedade brasileira, no intuito de resgatar cidadania e identidade da população negra do Brasil.
Palavras-chave: Cultura Afro-Brasileira; Sociedade; Lei.
1 INTRODUÇÃO
Educação de qualidade vem sendo destacada em vários documentos do governo, de ativistas e pesquisadores como uma das áreas estratégicas para combate das desigualdades raciais, assim como o trabalho decente e a interação entre tais dimensões de vida.
O governo está contribuindo muito na formação dos afro-descendentes com programas, oficinas, palestras, debates sobre a diversidade racial, registrando tendências históricas nos últimos anos. São mudanças positivas nas condições de vida dessa população, onde há movimentos raciais que protegem os jovens, adultos e idosos negros assegurando um sistema de segurança.
O conflito e a discriminação racial também afetam subjetividades, domesticando vontades, comprometendo auto-percepção, fornecendo subsídios para as relações sociais e raciais cotidianas na formação de cada indivíduo na comunidade.
A sociedade brasileira tem nova interpretação e perspectiva sobre as relações sociais e