Reconhecimento da engenharia
O objetivo do presente trabalho, de introdução de engenharia, nos limitamos, em abordar o tema aqui descrito como “futuro da engenharia”, no mesmo, o grupo buscou mostrar o reconhecimento, as responsabilidades, o futuro do mercado de trabalho nesta profissão e gráficos para comprovarmos tal feito.
O estudo consiste em auxiliar estudantes da área á necessidade que empresas e construtoras necessitam da profissão que vem crescendo á algumas décadas, refletindo no déficit atual.Com tais informações mostraremos os prós e os contras em que esse efeito provocou.
RECONHECIMENTO DA ENGENHARIA
Há mais de 10 anos, a engenharia civil não tinha tanto espaço como atualmente, os engenheiros tinham que mostrar a diferença e dificilmente possuíam uma empresa de alto escalão em seus currículos, isso se deve a economia que se seguia a mais de uma década, que não transparecia desenvolvimento e diferencial no mundo. Atualmente a situação se encontra bem diferente e contrária, as empresas estão à procura de profissionais capacitados para a área.
Planos do governo de 2000 contribuem para o aquecimento no mercado, dentre eles podemos destacar dois, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e Minha casa, minha vida.
Atualmente o curso de engenharia civil é um dos mais procurados, porém a falta se deve porque muitos estudantes não concluem o curso, por achar muito extenso e difícil, outro motivo seria que estudantes recém-graduados não exercem a função do curso e sim em áreas administrativas e econômicas.
Segundo a reportagem do “jornal Hoje” da rede Globo, Até 2015, estimasse que o Brasil necessite de mais de 300 mil engenheiros, por falta de mão de obra as empresas procuram em universidades presando obviamente a careira, segundo o G1 o motivo maior, seria devido a falta de educadores, já que as áreas especificas oferecem mais que o dobro do salário do que as universidades.