RECONHECIMENTO PRATICO DE DICIPLINAS DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – UM ESTUDO DE CASO
Deiviti Martins Nazario,
Felipe Souza Viana,
Flávio Forentino da Silva Adão,
Melky Ferreira Franca,
Regina Fonseca Ramos,
Simão Pedro Pereira Alves.
1 Resumo
O presente artigo aborda o estudo das disciplinas do sétimo período do curso de graduação em Engenharia de Produção e a transformação das mesmas na forma prática para uma empresa de mineração, com objetivo de comparar as informações teóricas com as situações vivenciadas no meio organizacional ao qual a mesma esta inserida. A metodologia aplicada foi a utilização de referencial teórico para as especificações científicas e o Estudo de Caso Exploratório com a utilização de técnicas qualitativas. O desenvolvimento desse trabalho mostra a importância de se conhecer corretamente os conceitos que são apresentados em um curso de graduação, pois ao gerenciar qualquer tipo de negócio é necessário que se tenha a frente da empresa um profissional especializado, para direcionar os melhores caminhos e os melhores métodos a serem utilizados, afim de não só atender as expectativas dos clientes, mas também maximizar o lucro da organização.
Palavras-chave: Engenharia Econômica, Gestão Ambiental, Higiene e Segurança do Trabalho, Logística, Modelagem e Sistemas de Produção e o Planejamento e Controle da Produção.
2 Introdução
De acordo com a Associação Brasileira Engenharia de Produção (ABEPRO), compete ao Engenheiro de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia. Com isso nota-se a importância de se conhecer corretamente as técnicas existentes para um bom funcionamento da empresa. Após identificar essas importâncias e competências, abordamos neste trabalho às definições e aplicações, na empresa Pedreira Rolim, das disciplinas do curso de graduação em Engenharia de