língua e linguagem
O código sonoro pertence a fala, e na escrita, chama-se código visual. Verifica-se que existem grandes diferenças entre estes sistemas de codificação. No entanto, a escrita tem como obrigação registrar visualmente o som da fala. Assim, podemos dizer que a língua falada e a escrita possuem uma relação, a oralidade e a escrita, a escrita representa a língua falada.
Um ponto importante a ser destacado em relação a aquisição da escrita, de seu início, entende-se que a escrita é a ilustração da fala. Quando essa questão é entendida, o educando não terá problemas ou compreenderá as relações entre letra, fonema, desta forma o aluno aprende o código escrito.
É de obrigação de o professor desenvolver em seu educando a capacidade de expressar-se de forma oral em diversas situações, não de falar corretamente, mas de acordo com as situações adequar-se com a linguagem em diferentes situações de uso. Expressar-se através da fala, é preciso ter autoconfiança, quando o interlocutor acolhe o que o aluno pensa ou sente, com isso, garante-se um espaço que favorece o aluno, onde as falas são respeitadas, como as diferenças e diversidades.
É necessário oferecer ao aluno instrumentos para que possa enfrentar momentos que exijam linguagem formal.
a)A estruturação do texto e níveis.
Conforme Fávero et al. (2005), estrutura-se a fala em dois níveis: Local e Global. O local estabelece por meio de turnos. Há um locutor com a palavra, o ouvinte aguarda seu momento de ser falante podendo ocorrer intervenções. O global coloca condição para resposta, possui regras de organização da fala, que se refere a organização do discurso.
b) O texto escrito narrativo, descritivo, dissertativo e suas estruturas.
Na elaboração de um texto, oral e escrito, necessita da intenção do locutor.